Foto: https://central.to.gov.br/
EDNÉA AMÂNCIO DA SILVA REZENDE
Nascida Ednéa Amâncio da Silva (depois, Rezende, nome de casada) em 04/01/1941, em Casa Branca (SP), Ednéa Rezende reside em Gurupi, no sul do Estado de Tocantins, há mais de 30 a anos. É autora do livro de contos “Retalhos”, publicado em 2004 pela Academia Gurupiense de Letras e que no ano seguinte foi indicado para o exame do vestibular do Centro Universitário Unirg.
Têm ainda trabalhos publicados em várias edições do “Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi”.
Com muito orgulho, Ednéa Rezende integra a Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a cadeira de nº 06 e a Academia Internazionale “II Convívio” di Poesia, Arte e Cultura, que fica em Castiglione di Sicília, na Itália.Também é membro correspondente da Academia Literária Atibaiense, de Atibaia (SP). Em reconhecimento à sua contribuição à Educação e Cultura como filha da cidade de Casa Branca (SP), em 2004 foi homenageada pela Prefeitura local com o Troféu Ganymédes, a mais alta horária cultural daquele município paulista. (Ascom/AGL)
VOZES NA PAISAGEM. Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos. Organizador: Waldir Ribeiro do Val. Edições Galo Brando. Rio de Janeiro, 2005. 138 p. ISBN 978-85-858627-690-1. Inclui 55 poetas de todo o Brasil que, em sua quase totalidade, colaboram na revista Poesia para todos. Ex. bibl. Antonio Miranda
POR ONDE ANDEI
Via ao longe,
Em suaves curvas e garranchos,
Uma estrada florida
Sonhada por todos.
Rosas, cravos, flores de laranjeiras...
Só espinhos eu não via.
Caminhava firme e forte,
Sem pensar na morte.
Pisava aqui, pisava acolá,
Tentando esmagar a saudade
Sem saber
Que na próxima curva
Esperava-me a ansiedade.
Pétalas murchas,
Secas, descoloradas,
Misturadas com a saudade que aumentava
Doía no peito
Entre soluços entrecortados
Como o adeus, que a brisa levava...
*
VEJA e LEIA outros poetas do TOCANTINS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/tocantins/tocantins.html
Página publicada em outubro de 2021
|